Outsourcing: Entregando valor para negócios e organizações por meio de produtos digitais.

26/Aug/2021Consultoria, Outsourcing

Olá, bem-vinda ao blog da Pencillabs. Somos uma empresa de desenvolvimento de software formada por pessoas especialistas em gerar valor por meio de produtos digitais, em outras palavras, somos uma empresa de Outsourcing. Mas qual o significado deste termo e como o seu negócio pode se beneficiar desta prática tão comum em diversos mercados? Este é o tema da nossa conversa.

O que é Outsourcing

Antes de conceituarmos o que é outsourcing vale apresentar um pequeno contexto sobre o impacto da popularização da internet em empresas e instituições. Até meados de 2005 o acesso a rede mundial de computadores era restrito. Os serviços eram caros e de baixa qualidade. Com o advento da tecnologia 3G e o barateamento da telefonia movel, qualquer pessoa que tivesse um celular tinha condições de acessar uma página na internet. Ainda em 2005 surge o YouTube, que revolucionou a dinâmica de compartilhar conteúdo através de vídeos.

Voltamos para 2021 e agora temos o início da tecnologia 5G, aparelhos mobile com mais processamento que o computador que levou o homem a lua e uma diversidade de negócios que tem na internet o principal meio de venda de seus produtos e serviços. A internet deixou de ser uma tecnologia de nicho e passou a ser um pilar para a sociedade moderna. Indo além da visão do capital, foi a internet que permitiu que grupos subrepresentados tivessem voz, que artistas talentosos compartilhassem seus projetos e revolucionou a comunicação humana.

Quando falamos em internet e tecnologia, uma parte dos setores produtivos da nossa sociedade tem dificuldade em entender o custo envolvido em construir um sistema web. Termos técnicos como frontend, backend, cloud, segurança, user experience, jornada do usuário entre outros, não pertencem à camada de negócio e isso não é um problema. A sua energia enquanto lider, gerente, dono ou investidor de uma organização, deve estar aplicada no médio prazo, na visão estratégica e a tecnologia deve ser um meio (e não um fim) para que essa visão seja concretizada.

Desenvolver um sistema de qualidade, que resolva o problema certo da forma certa e gere o salto competitivo que o seu negócio precisa não é simples. Incorporar ao seu negócio todas as capacidades necessárias para o desenvolvimento de sistemas, aumenta os seus riscos – mais gente que vai depender diretamente de você – e os seus custos. Um caminho alternativo é contratar uma empresa parceira, que será responsável pela área tecnológica do seu negócio, traduzindo todos esses termos difíceis em métricas e metas alcançáveis. Esta parceria tecnológica chama-se outsourcing.

Outsourcing na prática

Outsourcing, é a contratação de uma organização especialista na área de interesse do cliente. Ao invés de montar um time próprio o cliente contrata uma empresa que possui processos, cultura organizacional, filosofia e outros atributos que resultam em um trabalho coeso e capaz de proporcionar valor para o cliente. Também chamada de terceirização, outsourcing não mira apenas o corte de custos (como é o caso da terceirização), mas em prover uma vantagem estratégica para o cliente, potencializando sua atividade-fim.

A Pencillabs possui uma equipe especializada em construir produtos digitais que promovam o salto estratégico que o cliente precisa. Nosso trabalho vai desde a etapa de levantamento de requisitos, aonde documentamos as funcionalidades do projeto, até a sustentação do produto na nuvem, aonde disponibilizamos para o usuário final o trabalho desenvolvido pelo time.

Requisitos

A fase de requisítos é essencial para delimitarmos o que o produto deve fazer e quais critérios são necessários para que desenvolvamos a solução correta. Nesta etapa traduzimos a sua visão do produto para um documento estruturado, que servirá de insumo para que o lider técnico construa o backlog do produto. O backlog do produto é composto por uma série de histórias de usuário, que são uma forma de descrever requisitos focando no que o usuário irá fazer no sistema e qual objetivo ele quer alcançar.

Projeto de UX/UI

A etapa do projeto de design é o momento em que nossa empresa parceira irá desenvolver tanto os protótipos de alta fidelidade quanto a jornada do usuário na aplicação. Essa etapa permite visualizar como o sistema irá se comportar quando estiver disponível para o usuário final. Além dos protótipos também desenvolvemos a identidade visual do seu produto incluindo a criação da logomarca, escolha de fontes e demais elementos visuais.

Desenvolvimento

A etapa de desenvolvimento é o momento da construção do produto, de modo que ao final de cada sprint a equipe fará uma entrega de valor. Uma sprint consiste em um período de duas semanas em que iremos trabalhar em funcionalidades e correções selecionadas e priorizadas a partir do backlog do produto. Tanto a fase de requisitos quanto o projeto de UX/UI são insumos para a etapa de desenvolvimento. Nesta etapa a equipe tem liberdade para refinar os requisitos do backlog, o que também pode gerar novas correções no projeto de design. No nosso método de trabalho o escopo é flexivel, mas o prazo não. Nossa meta é sempre entregar pequenas evoluções no produto. O que vai estar incluído em cada entrega é adaptado ao longo das sprints.

Infraestrutura

Para disponibilizar os produtos ao usuário final trabalhamos com dois ambientes na núvem, que são os ambientes de homologação e produção. O ambiente de homologação é o ambiente em que ficarão disponíveis as entregas feitas a cada sprint. O ambiente de produção é o ambiente em que ficará disponível a versão mais estável do produto, que atenderá ao usuário final.

Consultoria

Além de todo o fluxo de desenvolvimento também prestamos serviços de consultoria focados no diagnóstico de problemas, bugs ou oportunidades de melhoria nos sistemas da sua organização.

Conclusão

Agora que entendemos o que é outsourcing e de que forma o seu negócio pode se beneficiar dessa prática, o próximo passo é escolher uma empresa capacitada no desenvolvimento de produtos digitais. Caso tenha interesse, recomendamos a leitura dos artigos relacionados aos cases já desenvolvidos pela Pencillabs. Neles, apresentamos de que forma nossa equipe gera o salto competitivo para nossos clientes e parceiros. Acredita que nós podemos ajudar o seu negócio ou organização de alguma forma? Entre em contato com a gente.